INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Mangueiras de GLP falsificadas são apreendidas em Teresina
Os fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) apreenderam mangueiras falsificadas no comércio de Teresina, que eram vendidas como mangueiras de GLP (para gás de cozinha). Infelizmente, essa prática é comum em todo o Piauí: tanto na capital quanto no interior, o rolo de 100 metros é cortado e vendido no tamanho que o consumidor desejar.
A mangueira de GLP original é confeccionada em PVC para suportar temperaturas elevadas, seu trançado é de fibra de vidro de cor branca e a peça já vem cortada da fábrica, medindo de 80 cm a 1,5 m. Pode ser comercializada individualmente ou em kit com regulador de pressão para GLP e a mangueira, ambos com selo do Inmetro.
A certificação do Inmetro garante a segurança na prevenção contra vazamentos de gás através de rachaduras e perfurações na peça, o que pode causar incêndios ou explosões.
É importante observar o estado de conservação da peça, o tipo de material e a validade, que é de cinco anos a partir da data de fabricação, não importando o tempo de uso.
A multa aplicada para quem fabrica esse tipo de material varia de 100 a 1,5 milhão de reais.
Caso desconfie de irregularidades, o consumidor pode formalizar uma denúncia na Ouvidoria do Imepi, no fone 0800 281 1411 ou e-mail ouvidoria@imepi.pi.gov.br.

Rosa Magalhães

 

Desenvolvimento e Hospedagem :