INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi realiza Operação volta às aulas
  
   Material escolar
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) está realizando, durante todo este mês de janeiro, a Operação volta às aulas. O objetivo é coletar e periciar produtos do tipo materiais escolares como canetas, borrachas, caixas de clipes, cadernos, resmas de papel, colas escolares, caixas de massa de modelar, lápis de cor, lápis comum, tintas tipo guache para trabalhos escolares, etc. A operação que teve início no dia 6 deste mês, acontece em nível nacional nos Institutos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQI), que são os órgãos delegados do Inmetro.

Durante a ação, o setor de Pré-medidos do Imepi fiscaliza a quantidade de produtos, analisando se o conteúdo tem o mesmo valor da quantidade nominal da embalagem. Por exemplo: o fabricante de uma determinada marca de canetas diz na caixa que contém 50 unidades e o consumidor compra acreditando que de fato tem esta quantidade, para que o consumidor não seja enganado, o Imepi faz a contagem para conferir se de fato tem a quantidade indicada naquela caixa. Já nos tubos de cola escolar a indicação é em massa, por exemplo: 40g, ou 90g, os tubos serão abertos na presença do fabricante para conferir o peso. As resmas de papel, que indicam na embalagem 500 folhas, serão também conferidas e assim com todos os produtos coletados para o teste.

A perícia ocorre na presença do fabricante do produto, no laboratório do Imepi e caso o produto seja reprovado na perícia o fabricante será autuado e posteriormente poderá ser multado. Nos anos anteriores observou-se que os produtos mais reprovados foram colas e caixas de clipes. Ou seja, as quantidades encontradas após a perícia foram inferiores aos valores tolerados pelo Inmetro.

O consumidor pode ajudar o órgão conferindo os produtos comprados e, caso sinta-se prejudicado, poderá entrar em contato com a Ouvidoria do Imepi pelos telefones 0800 281 1411 ou 3229 1702, para denunciar ou tirar dúvidas.

Por Marília Lélis

 

Desenvolvimento e Hospedagem :