INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Operação Volta às Aulas acontece nesta segunda (19)
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realiza nesta segunda-feira (19), a partir das 9h30, mais uma etapa da Operação Volta às Aulas em Teresina. Fiscais vão se dirigir a uma papelaria situada na zona leste da capital e recolher material para análise.

O trabalho consiste na coleta e perícia de materiais escolares como canetas, borrachas, caixas de clipes, cadernos, resmas de papel, para aferir se a quantidade real condiz com a anunciada na embalagem.

Nos tubos de cola escolar, por exemplo, a indicação é em massa: 40 g ou 90 g. Os tubos serão abertos para conferir o peso. As resmas de papel que indicam na embalagem 500 folhas também serão conferidas.

A perícia ocorre na presença do fabricante do produto, no laboratório do Imepi. Caso o produto seja reprovado o fabricante será autuado e posteriormente poderá ser multado.

Nos anos anteriores observou-se que os produtos mais reprovados foram colas e caixas de clipes. As quantidades encontradas após a perícia foram inferiores aos valores tolerados pelo Inmetro. O consumidor que se sentir prejudicado pode entrar em contato com a ouvidoria do Imepi, 0800-281-1411 ou 3229-1702, para denunciar ou tirar dúvidas.

Esta operação ocorre em nível nacional nos diversos Institutos da RBMLQ-I (Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial), órgãos delegados do Inmetro. O estabelecimento a ser visitado em Teresina só será divulgado 30 minutos antes da operação. O diretor do Imepi, Maycon Danylo, vai acompanhar a equipe de fiscais.

Por Redação CCom

 

Desenvolvimento e Hospedagem :