INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi recolhe material escolar para análise
  
   Material escolar
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou, na manhã desta segunda-feira (19), a Operação Volta às Aulas, coletando material escolar nas livrarias e papelarias da capital.

A operação tem o intuito de fazer estudos para averiguar possíveis irregularidades nos produtos e é um procedimento determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no período de 6 a 30 de janeiro. O setor de Produtos Pré-Medidos do Imepi participou da operação.

De acordo com Mayra Suely Teixeira, supervisora da Seção de Produtos Pré-Medidos, os materiais coletados na operação foram: cadernos, colas, resmas de papel, caixas de clipes, caixas de canetas, lápis de cor e massa de modelar. As quantidades coletadas obedecem a uma portaria do Inmetro de acordo com a quantidade de produtos que houver nas prateleiras do estabelecimento.

O trabalho de recolhimento é feito por amostragem para contemplar os vários bairros de Teresina. “Estamos na fase inicial de campo. Temos outras fases como a notificação do fabricante, a pesagem do material, entre outras. É um trabalho de análise quantitativo, ou seja, queremos averiguar o peso dos produtos”, explica.

Maycon Danylo Araújo, diretor-geral do Imepi, participou da coleta. “Essa operação é feita em todo o país. Após o recolhimento, o fabricante é chamado para participar da abertura dos produtos. Esse procedimento é feito para que não haja contestação. Se for atestado que o material está fora dos padrões, o fabricante é autuado e terá que pagar multas que variam de R$100 a R$1,5 milhão.

O diretor destaca que a operação é importante para dar uma resposta ao consumidor, atestar o que o rótulo está informando. “Estou otimista. Há muita qualidade e relevância nos nossos serviços. Esses produtos serão utilizados por crianças e temos que atestar a qualidade deles, no intuito de estar sempre dando esclarecimentos aos piauienses”, pontua.

Por Tatiana Maria

 

Desenvolvimento e Hospedagem :