INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi divulga resultado da Operação Volta às Aulas
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), divulgou nesta terça-feira (3) os resultados da operação volta às aulas, que ocorreu de 5 à 30 de janeiro, em papelarias e livrarias. O órgão é responsável pela fiscalização metrológica, periódicas e eventuais, para assegurar o uso correto das medidas e instrumentos de medir, regulamentados, assim como a qualidade dos produtos utilizados pelos piauienses. 

A operação fez a coleta de itens como canetas, apontadores, massa de modelar, lápis comum, lápis de cor, resma de papel, entre outros materiais mais comercializados nesse período do ano. Dos 16 itens analisados, apenas uma marca de papeis foi autuada pelo Imepi.

O diretor do Imepi, Maycon Danilo, explicou que após a coleta, os fabricantes receberam convites formais para comparecerem nas datas dos exames, a fim de acompanhar a perícia e receber o laudo final. Todos os produtos foram examinados no aspecto quantitativo, ou seja, contados e conferidos de acordo com a indicação da embalagem. Outros itens como cola e massa de modelar têm o peso conferido pelos técnicos.

Para Maycon Danilo, o percentual baixo de autuação já é resultado das constantes fiscalizações e o acompanhamento efetivo que tanto o Imepi a nível Estadual, quanto o Inmetro à nível nacional têm feito. “Os beneficiados são os consumidores que têm a certeza do que estão comprando são condizentes com o que esta especificado nas embalagens. Também é de interesse dos fabricantes que o Inmetro ateste os seu produtos por que isso reverte em vendas, pois da a segurança para o consumidor”, disse.

Quanto à empresa que não estava em conformidade com as exigências o diretor explica que a mesma será autuada e que pagará uma multa que pode variar de R$100 à R$ 1 milhão. A empresa da qual por questões legais não será divulgada o nome, mas que é bem conhecida, em uma resma de papel que deveria conter 500 folhas apresentou deficiência de até 25 folhas. Os produtos coletados para os testes serão doados para instituições beneficentes.

O Imepi está com outras ações de fiscalização por todo o Estado em outras áreas a exemplo da operação que fiscaliza as balanças de self-service e restaurantes. O consumidor pode fazer suas denúncias e reclamações através do telefone: 0800 281 1411.

Por Tamyres Rebeca

 

Desenvolvimento e Hospedagem :