INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi fiscaliza balanças de restaurantes em Teresina
O Governo do Estado, através do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está fiscalizando balanças de self services, churrascarias, restaurantes e sorveterias em busca de irregularidades na pesagem de alimentos, na manhã desta quarta-feira (11). A fiscalização faz parte de uma série que teve início no dia 19 de janeiro e continuam até o dia 19 de março.

O objetivo é fazer com que os estabelecimentos se enquadrem nas normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Imepi. De acordo com o diretor do Imepi, Maycon Danilo, o objetivo da ação não é de fiscalizar para penalizar. “O intuito é resguardar o direito do consumidor e orientar os proprietários desses estabelecimentos”, diz. De acordo com ele, em casos de self service, por exemplo, a balança deve estar em um local visível para o consumidor e ter um cartaz indicando qual o valor da comida e o peso do prato. “O consumidor tem que estar atento porque ele não paga pelo prato e sim pelo produto que vai consumir”, explica Maycon.

Ele também fala que em churrascarias, por exemplo, não é comum se ver a balança e, portanto, o consumidor não se atenta para o direito de verificar o peso do alimento que pediu. “Você compra um quilo de picanha, mas não sabe se de fato recebeu essa quantidade porque não foi conferir”, diz Maycon. “Esses são pequenos cuidados que no decorrer de todos os dias se tiver alguma irregularidade pode acabar sendo um problema muito grande no bolso do consumidor”, completa.

De acordo com Maycon, todos os estabelecimentos de Teresina estão sendo visitados para que o direito do consumidor seja garantido e as multas em caso de irregularidades podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Ao fim das fiscalizações, em março, será divulgado o balanço dessas operações. Para reclamações e denúncias, o Imepi pode ser acionado pelo telefone: 0800 281 1411.

Dicas de cuidados básicos para manter a qualidade e a confiabilidade da balança:

- Evitar ventilação próximo à balança.
- Colocá-la sempre em local plano.
- Efetuar manutenções periódicas preventivas, verificando a correta indicação de peso e funcionamento, período que pode ser determinado conforme o fluxo de pesagens - de três em três meses, por exemplo.
- Verificar se a rede elétrica é estabilizada, caso haja oscilações é aconselhável o uso de um estabilizador.
- Manter em boas condições o cabo da tomada, que deve estar sempre com o uso de pino terra. Se estiver ressecado, por exemplo, deverá ser substituído.
- Não utilizar objetos pontiagudos (como canetas) para acionar o teclado, o que pode provocar perfuração ou desgaste prematuro.
- Não jogar água sobre o equipamento ao efetuar a limpeza quando a balança não é indicada para isso, pois pode danificar a sua parte eletrônica.
- Não deixar peso por tempo prolongado sobre o prato da balança mesmo se estiver desligada. O peso deve ser colocado sobre o prato apenas no momento das pesagens, caso contrário pode diminuir a vida útil do equipamento.

Por Teresa Albuquerque

 

Desenvolvimento e Hospedagem :