INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi realiza Operação Páscoa

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está realizando a Operaçao Páscoa, que teve início na última segunda-feira (16), e acontece até o dia 31 de março de 2015. A operação consiste na fiscalização dos produtos típicos da Semana Santa, são eles: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros, os quais serão coletados para análise quantitativa no laboratório de pré-medidos do Órgão. Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão analisados pelo Setor de Qualidade, que verificará a veracidade do selo do Inmetro.

Os produtos coletados serão periciados quanto ao peso que indicam na embalagem, ou seja, no caso de um ovo de chocolate indicar  240g, o Imepi irá verificar na presença do fabricante da empresa se de fato este produto possui 240g, ou seja, se corresponde ao que é indicado na embalagem. Após o exame, os produtos poderão ser doados pelos representantes para o Imepi, que por sua vez irá doar para instituições beneficentes devidamente cadastradas, conforme as normas do Inmetro, pois trata-se de produtos aptos à doação. Os produtos cujo peso não atender às tolerâncias exigidas pelas Portarias do Inmetro serão reprovados e será emitido laudo reprovado e auto de infraçao que irá gerar multa para a empresa infratora.

Ainda nesta Operação, os fiscais do Imepi percorrerão mercados e feiras livres de Teresina verificando a presença do selo do Inmetro nas balanças utilizadas na pesagem de pescados, cujas vendas sofrem um aumento significativo nesse período. O diretor-geral do Imepi, Maycon Danillo, falou sobre a fiscalização. "A fiscalização é relevante, no sentido em que garante ao consumidor que produtos de melhor qualidade permaneçam no mercado, garantindo assim as boas relações de consumo. O consumidor deve ficar atento, e caso desconfie de alguma irregularidade, deve ligar para a Ouvidoria do Imepi (0800 281 1411)".

Por Marília Lélis

 

Desenvolvimento e Hospedagem :