INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Projeto Imepi Itinerante inicia atividades em Picos
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), inicia na cidade de Picos uma série de fiscalização, que objetiva instruir os comerciantes sobre o uso correto da balança e a fiscalização dos postos de gasolina. O projeto Imepi Itinerante tem parceria com a Diretoria da Vigilância Sanitária (Divisa) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI) começou naquela cidade na última quarta-feira (25) e vai até dia 31.

O Imepi está com uma novidade para tornar a campanha ainda mais educativa, ministrando palestras em escolas. “Nessa operação estaremos em duas escolas estaduais em que daremos palestras para os alunos do ensino médio do colégio Marcos Parente e Vidal de Freitas. Eles aprenderão a se tornar um cidadão fiscalizador, esse é o nosso intuito. Queremos que o cidadão não seja só um consumidor, mas consumidores e fiscalizadores também. E então, se por ventura, for observada alguma irregularidade eles podem nos procurar através do nosso Call Center”, explica o diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo.

Além das palestras nas escolas estaduais, o Imepi também está fiscalizando e instruindo comerciantes, donos de postos, supermercados e permissionários em mercados públicos. Segundo o diretor Maycon, a operação é essencialmente educativa, no entanto, também pode ser punitiva caso sejam encontrados problemas recorrentes.

O Imepi também terá uma reunião na Câmara Municipal para mostrar aos vereadores, o trabalho que estão realizando para que o Poder Legislativo possa contribuir e ajudar com a operação. De acordo com Iolanda Soares, coordenadora de Alimentos da Divisa, a Vigilância Sanitária está participando dessa ação conjunta no objetivo de intensificar as ações em Picos. Segundo ela, a Vigilância Sanitária vai atuar nas ações educativas nas escolas. “Queremos informar também às crianças sobre a importância da alimentação saudável, a questão do uso dos agrotóxicos, através da formação do programa, a utilização das águas, a importância da água, seleção de resíduos e várias outras ações da Vigilância Sanitária que são importantes”, esclarece.

Dessa forma, o Imepi pretende assegurar o direito do consumidor. Além disso, o setor jurídico também está fazendo parte desse projeto, no sentido de garantir a oportunidade, para os donos de postos e estabelecimentos que têm problema com o Imepi, de dialogar, parcelar e renegociar as suas dívidas. De acordo com Maycon, as multas em caso de irregularidades podem variar entre R$100 e R$1,5 milhão.

Com as ações educativas e o aumento da proximidade com o Imepi, a população também será capaz de ajudar na fiscalização. E para dúvidas, reclamações e denúncias, o Imepi pode ser acionado pelo telefone: 0800 281 1411.

Por Teresa Albuquerque

 

Desenvolvimento e Hospedagem :