INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi Itinerante desenvolve ações em Floriano
Depois das cidades de Parnaíba e Picos, chegou a vez de Floriano receber o programa Imepi Itinerante, que tem o objetivo de orientar os comerciantes sobre o uso correto das balanças e a fiscalização dos postos de combustíveis.

As duas equipes do Instituto de Metrologia do Piauí irão permanecer em Floriano até o próximo dia 29, sempre acompanhados da Vigilância Sanitária do município e Ouvidoria Geral do Estado. “Faremos uma fiscalização educativa e também punitiva onde houver reincidência”, explica Maycon Danilo, diretor-geral do Imepi.

Para abrir os trabalhos na cidade, o Imepi realiza na manhã desta sexta-feira (24), palestras educativas para alunos do ensino médio da Escola Estadual Fauzer Bucar, no bairro Curador. “A ideia dessas palestras é formar consumidores mais exigentes e que eles também sejam fiscalizadores”, ressalta Danilo.

Depois das palestras nas escolas estaduais, o Imepi iniciará a parte prática do projeto, fiscalizando e instruindo comerciantes, donos de postos, supermercados e permissionários em mercados públicos. Uma equipe ficará responsável pela fiscalização das balanças comerciais e a outra pelas bombas dos postos de combustíveis.

“Essas fiscalizações já acontecem durante o ano inteiro. Com o Imepi Itinerante esse trabalho é intensificado, no intuito de proteger o consumidor, resguardando também aqueles comerciantes que trabalham de forma legal, porque aqueles que não estão dentro da lei, podem até ter o menor preço, mas estão lesionando o consumidor e prejudicando a competitividade leal do comércio”, esclarece o diretor do Imepi.

Ao final dos trabalhos será produzido um documento com o perfil das irregularidades apontadas nas fiscalizações e encaminhado ao prefeito, para que se for interesse do município, seja providenciada a aquisição de balanças digitais para os comerciantes.

Com as ações educativas e o aumento da proximidade com o Imepi, a população também será capaz de ajudar na fiscalização. Para dúvidas, reclamações e denúncias, o Imepi pode ser acionado pelo telefone: 0800 281 1411.

Por Ascom Imepi

 

Desenvolvimento e Hospedagem :