Boa Tarde! Segunda-feira, 17 de junho de 2019



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi apreende balanças falsificadas em Teresina
  
   Imepi apreende balança irregular em Teresina
No início desta semana, durante fiscalização de rotina no bairro Piçarreira, em Teresina, os fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí, apreenderam uma balança de precisão falsificada, que estava sendo usada em um mercadinho.

Os fiscais perceberam que as logomarcas do Inmetro e do fabricante eram falsificadas e apreenderam o instrumento. O proprietário do estabelecimento disse que não tinha conhecimento da falsificação, mas foi autuado, porque não possuía a nota fiscal da compra da balança.

Nas fiscalizações do Imepi, geralmente são encontradas balanças que não foram devidamente aferidas e lacradas pelo Inmetro e, muitas vezes, ainda com adesivo de fabricantes brasileiros sem o conhecimento do mesmo. Segundo o pessoal do Instituto de Metrologia, não é possível saber se esses equipamentos são comprados por falta de conhecimento ou propositalmente, na busca de melhores preços.

O Imepi alerta aos comerciantes que todas as balanças que serão utilizadas em estabelecimentos comerciais e indústrias devem ser submetidas à verificação inicial do Inmetro. Para os consumidores, a recomendação é que denunciem quando encontrarem um estabelecimento que usa balanças em condições irregulares.

“O objetivo do nosso trabalho é garantir que não só os consumidores, mas também os comerciantes, não sejam prejudicados”, comenta Maycon Danilo, diretor do Imepi.

 

Desenvolvimento e Hospedagem :