Boa Tarde! Quarta-feira, 17 de julho de 2019



ORGÃO VINCULADO À:

 

Imepi inicia Operação Páscoa no Piauí
  
   Brindes de ovos são verificados
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) iniciou essa semana a Operação Páscoa, que se estende até o dia 21 de março. Nessa operação, um dos principais objetivos é coibir a venda de ovos de chocolate com brindes sem o selo de identificação de conformidade. Todos os locais que comercializam o produto serão fiscalizados.

Essa iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo. O consumidor também pode ajudar nessa fiscalização. Todo ovo deve ter a informação de que o brinde foi certificado pelo Inmetro.

“É mais uma operação importante para o consumidor. Nossos fiscais examinarão se os brinquedos, oferecidos como brinde nos ovos de chocolate, trazem o selo de identificação de conformidade, o que evidencia que o produto foi certificado”, explica Maycon Danilo, diretor-geral do Imepi.

Além dos ovos de chocolate, também serão fiscalizados os produtos típicos da Semana Santa, como macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. Esses produtos serão coletados para análise quantitativa no laboratório de pré-medidos do Imepi.

Os produtos coletados serão periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Ou seja, no caso de um ovo de chocolate indicar 500g, o Imepi irá verificar na presença do fabricante, se de fato este produto contém esse peso.

Após o exame, os produtos poderão ser doados pelos representantes para que o Imepi repasse para instituições beneficentes devidamente cadastradas conforme a norma do Inmetro NIE 068.

Os produtos cujo peso não atenderem às tolerâncias exigidas pelas portarias do Inmetro serão reprovados e será emitido laudo e auto de infração, gerando multa para a empresa infratora. Ainda nesta operação, os fiscais do Imepi percorrerão mercados e feiras livres de Teresina verificando a presença do selo do Inmetro nas balanças utilizadas na pesagem de pescados, cujas vendas sofrem um aumento significativo nesse período.

O diretor-geral do Imepi afirma que a fiscalização garante ao consumidor que produtos de melhor qualidade permaneçam no mercado, permitindo assim as boas relações de consumo. “O consumidor também deve ficar atento e, caso desconfie de alguma irregularidade, ligue para a Ouvidoria do Imepi no número 0800 281 1411”, completa Maycon Danilo.

 

Desenvolvimento e Hospedagem :