Bom Dia! Terça-feira, 17 de setembro de 2019



ORGÃO VINCULADO À:

 

Operação IMEPI Semana Santa 2019
  
   OPERAÇÃO IMEPI SEMANA SANTA 2019
Realise para Operação Páscoa 2019:

O IMEPI-INSTITUTO DE METROLOGIA DO ESTADO DO PIAUÍ conjuntamente com o PROCON, está realizando desde 01/04/2019 até 17/04/2019 a Operação Páscoa, que consiste na fiscalização dos produtos típicos da Semana Santa, são eles: Ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos  drenados (azeitona, milho, ervilha),creme de leite, entre outros, os quais serão coletados para análise quantitativa no laboratório de pré-medidos do Orgão. Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão analisados pelo Setor de Qualidade que analisará a veracidade do Selo do INMETRO nos mesmos.

Os produtos estão sendo coletados e periciados quanto ao peso que indicam na embalagem, ou seja no caso de um ovo de chocolate indicar 240 g, o IMEPI irá verificar na presença do fabricante da empresa se de fato este produto possui 240g.

 Após o exame os produtos poderão ser doados pelos representantes para que o IMEPI em caráter temporário que por sua vez irá doar para instituições beneficientes  devidamente cadastradas conforme as normas do INMETRO. Pois trata-se de produtos aptos a doação.

 Os produtos cujo peso não atender às tolerâncias exigidas pelas Portarias do INMETRO serão reprovados e será emitido laudo reprovado e auto de infração que irá gerar multa para a empresa infratora.

 Ainda nesta Operação, os fiscais do IMEPI estão percorrendo mercados e feiras livres de Teresina, verificando a presença do selo do INMETRO nas balanças utilizadas na pesagem de pescados, cujas vendas sofrem um aumento significativo nesse período.

O Diretor Geral do IMEPI, Maycon Danyllo afirma que a fiscalização é relevante, no sentido em que garante ao consumidor que produtos de  melhor qualidade permaneçam no mercado, garantindo assim as boas relações de consumo. Maycon Danyllo ainda reforça que o consumidor deve ficar atento e caso desconfie de alguma irregularidade ligue para a Ouvidoria do IMEPI: 0800 281 1411.

 

Desenvolvimento e Hospedagem :