Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as perguntas mais frequentes sobre os serviços e atuações do IMEPI, com informações claras e objetivas para orientar o cidadão e esclarecer dúvidas comuns do dia a dia.

A calibragem dos aparelhos medidores de pressão ou aferição deve ser feita de ano a ano, entre em contato com fabricante para assistência técnica.  Existem dois tipos de equipamentos: o nãoautomático, utilizado junto com o estetoscópio por profissionais da saúde ou por pessoas treinadas, e o automático, que são usadas pelo os próprios paciente em casa. Deve ser levado em consideração:
  • Marca de Aprovação de Modelo do Inmetro Significa que o medidor, nacional ou importado, foi submetido a ensaios e atende aos requisitos exigidos para ser comercializado;
  • Marca de Aprovação de Modelo do Inmetro;
  • Significa que o medidor, nacional ou importado, foi submetido a ensaios e atende aos requisitos exigidos para ser comercializado;
  • Marca de Verificação Inicial;Que assegura que as medidas aferidas pelo aparelho estão corretas. A embalagem ou o próprio medidor deve ter o selo de identificação desse processo. Eles podem ter dois formatos. Aparelho danificado;
  • Se o esfigmomanômetro for danificado, entre em contato com fabricante para assistência técnica.
Importante verificar se a placa de identificação na lateral da balança possui: Marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão, número da portaria do Inmetro. Além disso, as unidades de medida diferentes de kg (quilograma) e g (grama), informações que não estão em português e falta das marcas de verificação são indícios de balança ilegal.
É necessário verificar se a bomba está zerada, em seguida após o abastecimento observar no painel da bomba se a quantidade de litros estão de acordo ao valor pago. Caso o consumidor tenha dúvidas ou deseja comprovar, deverá solicitar do gerente do posto uma retirada de 20L com o aferidor e certificar a bomba está corretamente.
O orgão responsável é a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente delegou para o PROCON as  ações de fiscalização e coleta de combustíveis em postos da capital e no interior, no intuito de verificar a qualidade dos combustíveis comercializados no país. O consumidor pode entrar em contato com o PROCON (O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e realizar a denúncia.
INMETRO. Todos os IPEMS de cada estado fica responsável pela a fiscalização.

Filtrar Documentos

Filtrar documento por palavra chave

Filtrar por ano do documento

Filtrar Documentos por Ano

Filtrar por tipo de documento

Filtrar Documentos por Tipo