INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
DICAS

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí – IMEPI é o órgão  que regulamenta em nosso estado todas as diretrizes acerca da metrologia e afins. Deste modo, cabe a ele determinar quais são as condições mínimas que um equipamento de medição precisa atingir para então ser disponibilizado para a sociedade.

 

BOMBA MEDIDORA PARA COMBUSTÍVEIS

 

No momento do abastecimento desça do veículo e acompanhe o trabalho do frentista.

Antes do abastecimento a bomba medidora para combustíveis deve indicar “zero” para a quantidade de “litros” e o “total a pagar”.

Não se esqueça de conferir o valor do “preço por litro”.

Observe a existência do lacre na bomba medidora para combustíveis. Ele impede o acesso aos locais de regulagem.

Toda bomba medidora para combustíveis verificada mostra uma etiqueta adesiva do INMETRO que indica a validade da verificação.

 

BALANÇA

 

Examine a balança. Objetos colocados sobre o prato de pesagem (papelão molhado, moedas, etc) ou a existência de ganchos e barbantes pendurados, imãs, etc, podem provocar erros contra o consumidor.

Antes da pesagem observe que a indicação se inicie do “zero”.  Acompanhe sempre a pesagem e veja quanto a balança está indicando.

Observe a existência do lacre na balança. Ele impede o acesso aos locais de regulagem.

Toda balança verificada mostra uma etiqueta adesiva do INMETRO que indica a validade da verificação.

 

PRODUTOS PRÉ-MEDIDOS


Para a maioria dos produtos, a indicação da quantidade aparece na embalagem, em rótulo ou etiqueta. Para outros, a indicação é gravada no próprio produto, por exemplo: sabão em barra; no cardápio ou em cartaz (p.ex. chope e refrigerante em copo).

A indicação da quantidade refere-se somente ao produto. O peso da embalagem (lata, saco plástico, vidro, bandeja, etc) ou do líquido conservante (salmoura, calda) não são incluídos no peso do produto.

 

QUALIDADE INDUSTRIAL - Produtos Têxteis


Produtos como pneu, regulador de pressão (GLP), preservativo masculino, dispositivos elétricos, capacete para motociclista e brinquedos, devem trazer, obrigatoriamente, nas etiquetas as seguintes indicações:

 

Nome ou razão social ou a marca registrada do fabricante ou importador;

Número do CNPJ ou outra identificação fiscal;

País de origem do produto;

Indicação da composição têxtil (nome da fibra e sua porcentagem);

Cuidados necessários para a conservação do produto; e Indicação de tamanho


O produto é certificado pela presença do “SÍMBOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CERTIFICAÇÃO”, que é a marca do INMETRO, colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.


ESFIGMOMANÔMETRO - Medidor de Pressão Arterial

Pergunte ao profissional de saúde que o está atendendo, se o aparelho que medirá a sua pressão arterial está verificado.

Observe se o aparelho apresenta o símbolo do INMETRO.

Não confie em medidor de pressão arterial que não tenha sido verificado e aprovado.


 DÚVIDAS FREQUENTES


·         Quem faz a fiscalização da quantidade de combustível?

INMETRO. Todos os IPEMS de cada estado fica responsável pela a fiscalização. 

 Em relação a qualidade, qual órgão fiscaliza o combustível?


O orgão responsável é a Agência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente delegou para o PROCON as  ações de fiscalização e coleta de combustíveis em postos da capital e no interior, no intuito de verificar a qualidade dos combustíveis comercializados no país. O consumidor pode entrar em contato com o PROCON (O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e realizar a denúncia.

·         Como o consumidor pode verificar se a bomba está correta?

É necessário verificar se a bomba está zerada, em seguida após o abastecimento observar no painel da bomba se a quantidade de litros estão de acordo ao valor pago. Caso o consumidor tenha dúvidas ou deseja comprovar, deverá solicitar do gerente do posto uma retirada de 20L com o aferidor e certificar a bomba está corretamente.

·         Como verificar a balança corretamente?

        Importante verificar se a placa de identificação na lateral da balança possui: marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão, número da portaria do Inmetro. Além disso, as unidades de medida diferentes de kg (quilograma) e g (grama), informações que não estão em português e falta das marcas de verificação são indícios de balança iilegal.       

        Como calibrar aparelho de pressão digital?       

        A calibragem dos aparelhos medidores de pressão ou aferição deve ser feita de ano a ano, entre em contato com fabricante para assistência técnica.  Existem dois tipos de equipamentos: o nãoautomático, utilizado junto com o estetoscópio por profissionais da saúde ou por pessoas treinadas, e o automático, que são usadas pelo os próprios paciente em casa. Deve ser levado em consideração: Marca de Aprovação de Modelo do InmetroSignifica que o medidor, nacional ou importado, foi submetido a ensaios e atende aos requisitos exigidos para ser comercializado.

Marca de Aprovação de Modelo do Inmetro;Significa que o medidor, nacional ou importado, foi submetido a ensaios e atende aos requisitos exigidos para ser comercializado;Marca de Verificação Inicial;Que assegura que as medidas aferidas pelo aparelho estão corretas. A embalagem ou o próprio medidor deve ter o selo de identificação desse processo. Eles podem ter dois formatos. Aparelho danificado;Se o esfigmomanômetro for danificado, entre em contato com fabricante para assistência técnica; 

 



Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.