INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi promove orientações aos supermercadistas
22/04/2015 - 10:07  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) dará orientações para supermercadistas da Associação Piauiense de Supermercados (Apisu ), nesta quarta-feira (22), às 18h30, no Centro de Produção do Comercial Carvalho.

De acordo com o diretor do Imepi, Maycon Danylo, a associação procurou o órgão solicitando a palestra. “Essa aproximação é muito bem vinda. É de interesse do Imepi fortalecer o comércio e a relação com comerciantes e o consumidor , levando as orientações necessárias. Não somos fábrica de multas, pelo contrário, o objetivo é resguardar o consumidor e os comerciantes”, enfatiza.

Na palestra serão abordados três principais assuntos: instrumentais, pré-medidos e certificação. Para a supervisora de qualidade do Imepi, Maria José, dotar os supermercadistas de informações é ter mais um agente fiscalizador, o próprio comerciante.

“O comerciante não precisa esperar o Imepi autuar, ele mesmo pode fazer o acompanhamento garantindo que os produtos que vende têm qualidade, evitando multas. No caso das balanças, por exemplo, ele pode fazer a manutenção periódica e tomar alguns cuidados, colocar à disposição do consumidor uma balança para os pré-medidos (produtos que são medidos na ausência do consumidor)”, sugere.

Na oportunidade também será tratado sobre a importância do selo do Inmetro. “No caso dos brinquedos importados, são mais baratos. No entanto, entram no país de forma incorreta podendo conter objetos cortantes, produtos cancerígenos”, revela a supervisora.

Por Tamyres Rebeca
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.