INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi fiscaliza postos de combustíveis e supermercados de Floriano
24/04/2015 - 10:30  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está realizando uma operação na cidade de Floriano. Duas equipes, cada uma formada por um fiscal e um auxiliar, estão fiscalizando balanças e bombas de combustíveis para atestar se os instrumentos verificados satisfazem as exigências regulamentares. No caso das balanças de supermercados, mercadinhos e mercados públicos, basicamente é observado se elas estão desconformidade no peso.

“Não estamos apenas multando os comerciantes irregulares. Também estamos providenciando a troca dos selos obrigatórios e cobrando a higienização das balanças, o que é muito importante para a população”, completa Maycon Danilo, diretor geral do Imepi.

Postos de combustíveis 
O outro foco do Imepi Itinerante é verificar as condições de uso das bombas de combustível, visando a segurança do consumidor, e também, a volumetria desses instrumentos através de procedimento de exames periciais, utilizando medidas de volume de 20 litros, conforme a portaria Inmetro 023/1994.

O erro máximo admissível para este instrumento é de 0,5%, ou seja, a cada 20 litros de combustível que é despejado no tanque do veículo, o erro não poderá ser superior a 100 ml, para mais ou para menos. Quem for flagrado pela venda de produtos com quantidade incorreta, é  autuado e fica sujeito ao pagamento de multa, que varia de acordo com a gravidade do caso.

Até o momento já foram fiscalizados 14 postos de combustíveis em Floriano, onde 26 itens apresentaram irregularidades. “No caso dos postos, também verificamos se eles tem o selo do Inmetro, o tamanho da mangueira e o a vazão do bico das bombas. As multas podem varia de RS 100 a R$ 1 milhão”, alerta Maycon Danilo.

“Nosso objetivo é fazer com que todos os comerciantes e empresários trabalhem em conformidade com a lei para que a população de Floriano não seja penalizada”, completa.
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.