INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi intensifica operação Dias das Mães
01/05/2015 - 10:34  
  
Twitter 
Google+ 
Muitos filhos capricham nos presentes para mostrar o amor pela mulher mais importante das famílias. Maquiagem, perfumes, roupas e acessórios são opções tradicionais para presentear no Dia das Mães.

Para auxiliar o consumidor na aquisição de presentes que estejam dentro das conformidades regidas pelo Inmetro, o Instituto de Metrologia do Piauí - IMEPI, está realizando  a Operação Especial Dia Das Mães, com a coleta de vários tipos de cosméticos no comércio de Teresina, até o dia 6 de maio.

Entre os produtos fiscalizados estão:  máscara capilar, esfoliante corporal, talco desodorante, creme hidratante, além de adornos para cabelos, como grampos e fivelas. Todos os itens são analisados no aspecto quantitativo pelos técnicos do Imepi. Em caso de reprovação dos produtos após a pericia, os fabricantes serão autuados e multados. As multas podem variar de R$ 100 a R$ 1.500.

A Operação Dia das Mães também inclui a fiscalização de produtos têxteis, com foco em moda feminina. Os técnicos do "Setor da Qualidade" fazem as verificações nas etiquetas afixadas na parte interna de cada peça, que devem trazer as informações exigidas pelo Inmetro, como: nome ou razão social ou marca registrada, CNPJ, país de origem, composição têxtil, instruções para conservação e indicação de tamanho ou dimensão. O Inmetro exige que os fabricantes coloquem essas informações por uma questão de saúde pública.

“Ao comprar uma peça, é importante observar todas as informações das etiquetas, como tamanho e país de origem, por exemplo. Também é bom lembrar que como algumas pessoas têm alergias a determinadas fibras têxteis sempre é bom saber a composição da peça que elas estão levando para casa. Tudo para evitar problemas de saúde”, alerta Maycom Danilo, diretor geral do Imepi.
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.