INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Piripiri recebe mais uma etapa do Imepi Itinerante
26/05/2015 - 10:39  
  
Twitter 
Google+ 
Desde segunda-feira (25), fiscais, aferidores, metrologistas, ouvidores e o setor jurídico do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) entraram em ação na cidade de Piripiri, como parte de mais uma etapa do projeto Imepi Itinerante, que vem sendo desenvolvido nos maiores municípios piauienses desde o início deste ano.

Piripiri é a quarta cidade do Piauí a receber o “Imepi Itinerante”, que tem como objetivo principal fiscalizar postos de combustíveis e inspecionar estabelecimentos que utilizam balanças comerciais, resguardando o direito dos consumidores, que muitas vezes são lesados por comerciantes e empresários que agem de má fé.

“Estamos fiscalizando balanças e bombas de combustíveis para atestar se os instrumentos verificados satisfazem as exigências regulamentares, mas nossa intenção é fazer com que todos os comerciantes e empresários trabalhem em conformidade com a lei para que a população não seja penalizada”, ressaltou Maycom Danilo, diretor-geral do Imepi.

Algumas irregularidades encontradas pela fiscalização do Imepi não afetam somente ao consumidor, mas também aos proprietários dos estabelecimentos comerciais. No primeiro posto de combustível fiscalizado em Piripiri foi verificado que, durante cada venda de 20 litros de gasolina, o consumidor recebia 60 ml a mais.

“Achei ótima essa ideia do Imepi, porque é bom para o consumidor e para a gente. No meu caso, estava tendo prejuízo e nem sabia”, afirmou  Francisco Brito Vieira, proprietário do posto.

"Não é correto. Ele é dono de posto,  paga seus impostos e estamos aqui para resguardar os seus direitos também", esclareceu Danilo.

Em caso de irregularidades, as multas variam de R$100 a R$1.500.000.
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.