INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi inicia Operação Junina
04/06/2015 - 10:40  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) iniciou esta semana a Operação Junina, que será feita pelo Setor de Pré-medidos do órgão até o dia 30 desse mês. Todos os produtos mais consumidos nesse período de festas de São João passarão por uma criteriosa fiscalização.

Para começar a operação, o imepi colocou nas ruas uma equipe de fiscais que nesse momento fazem a coleta de produtos em supermercados, mercadinhos,  mercados públicos e lojas. "Eles estão no campo, coletando o material. Depois, num segundo momento,  iremos enviar os comunicados das perícias aos fabricantes para que compareçam ou mandem representantes ao Imepi para acompanharem as perícias", explica Maycom Danilo, diretor do Imepi.

Caso sejam encontradas irregularidades nas perícias, as empresas serão autuadas e posteriormente multadas. As multas para essas irregularidades variam de R$ 100 a R$ 1 milhão.  "Lembramos que mesmo que as empresas não mandem representantes,  as perícias serão feitas mesmo assim, desde que o Imepi saiba que todas estejam cientes do procedimento que iremos fazer", completa Danilo.

Nessa operação, o Imepi faz apenas a verificação do conteúdo líquido das embalagens e não testa a qualidade dos produtos. "Queremos saber apenas se o peso do produto corresponde ao que consta na embalagem", diz Mayra Freire, coordenadora do setor de pré-medidos do Imepi.

Entre os produtos que estão sendo fiscalizados estão: milho de pipoca, massas de milho e arroz, canjicas, paçoquinhas, doces e pacotes com bandeirolas. Ao contrário do que muita gente pensa, o Imepi não fiscaliza fogos de artificio, porque essa é uma atribuição do Ministério do Exército.
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.