Fogos de artifício e produtos da cesta básica mais consumidos durante o período de festas juninas (como flocos de milho, milho para canjica e pipoca, amendoim, leite condensado, creme de leite, arroz doce e açúcar) estão sendo alvo de fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), desde o dia 02/06/09 (terça-feira) até o dia 10/06/09. Trata-se da Operação Festas Juninas, que acontecerá na capital e no interior do Estado, onde serão visitados mercadinhos e lojas.
As amostras de produtos são coletadas em supermercados, mercadinhos e em lojas de fogos de artifícios. Na capital e no interior do Estado, equipes de fiscais fazem o pré-exame dos produtos nos próprios estabelecimentos comerciais. Os fiscais só coletam as amostras e levam para o laboratório do Imepi quando suspeitam que existem irregularidades nos produtos. No caso das massas, por exemplo, as amostras são coletadas quando há suspeita de que o produto está abaixo do peso. Esse tipo de procedimento é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A fiscalização é feita para assegurar os direitos do consumidor, que deve sempre observar a presença do selo do INMETRO nas embalagens dos produtos.
Consumidores também devem fazer denúncias de irregularidades em produtos comercializados no mercado, telefonando para o número 3229 1411, que fiscais do Imepi farão a fiscalização nos locais indicados.