INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI apreende produtos irregulares em Parnaíba e municípios vizinhos
20/03/2024 - 12:13  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou uma fiscalização de rotina nas cidades de Buriti dos Lopes, Cocal da Estação, Cajueiro da Praia, Cocal dos Alves e Parnaíba, neste mês de março.

Fiscais do órgão aprenderam cabos e fios elétricos, extensões, panelas e derivados de cozinha, além de isqueiros. Ao todo, 91 estabelecimentos comerciais foram vistoriados e 26 receberam auto de infração por conta de irregularidades encontradas.26e9d93f-0306-4628-be32-ef8d27035bf6.jpg

Segundo o coordenador de fiscalização do setor da Qualidade, Aquiles Neto, os produtos recolhidos são levados para o depósito do órgão. Em seguida, é feito todo o trâmite jurídico até a destruição completa do item irregular. “Estamos encontrando um auto índice de cabos e fios elétricos, panelas e utensílios de cozinha em situação irregular. Para se ter uma noção, nessa viagem coletamos um bolo de fios que a resistência deveria dar para no mínimo ser usada em um ar-condicionado, mas ao fazer o teste no estabelecimento, descobrimos que não servia nem para ser usado em uma extensão. Isso é um perigo muito grande ao consumidor, pois além de lesar financeiramente, corre o risco de causar um incêndio”, explica.

De acordo com a diretora do IMEPI, Patrícia Leal, as multas variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão para o fabricante. “Temos o compromisso de vistoriar cada localidade do Estado. Nossos fiscais estão percorrendo todas as regiões do Piauí com o objetivo de combater o uso de produtos falsificados e resguardar o consumidor de possíveis fraudes”, ressalta.

Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.