INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI inicia perícia de produtos coletados na Operação Páscoa
22/03/2024 - 12:24  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

O setor de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou, nesta semana, a fase de perícia no laboratório, dos produtos recolhidos em supermercados e demais estabelecimentos comerciais, durante a Operação Páscoa.

A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, em alta neste período. Entre os itens que estão sendo analisados, destacam-se: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. 

6a5d59e6-3f8d-4268-99d3-d941846f6325.jpg

De acordo com a diretora-geral do IMEPI, Patrícia Leal, no setor de Pré-medidos a primeira fase da Operação Páscoa teve como foco a vistoria em supermercados e mercadinhos da capital e do interior do Estado. Agora, os produtos recolhidos estão sendo periciados no laboratório do órgão na presença do representante da empresa fabricante.  

“Os produtos coletados estão sendo periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Por exemplo, no caso de um ovo de chocolate que indica conter 240g na embalagem, nossos fiscais do setor de Pré-medidos estão verificando na presença do fabricante da empresa se de fato esse produto possui 240g. Após o exame, os itens podem ser doados pelos representantes das empresas para instituições beneficentes devidamente cadastradas no sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”, explica a gestora.

Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate são analisados pelo setor de Qualidade, a respeito da veracidade do selo do INMETRO. No setor da Metrologia, fiscais do IMEPI verificam balanças de pesagem de pescados em mercados, em alta nesse período da quaresma.

Em caso de constatado alguma irregularidade, é emitido um laudo de infração com multas que podem chegar até R$ 1,5 milhão. Para denúncias e demais dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: 99456-1921.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.