INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI realiza apreensão de balanças de pesagem no interior do Piauí
25/03/2024 - 11:45  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizaram apreensão de 22 balanças de pesagem em situação irregular, nas cidades de Canto do Buriti e Itaueiras, neste mês de março. 

As balanças apreendidas estavam sem o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Ao todo, mais de 150 estabelecimentos comerciais e feiras livres foram vistoriados.

bcf12b9c-277f-432f-97c9-17b8bee01ad2.jpg

De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, outras autuações também foram realizadas por lacre rompido, oposição a fiscalização, balança com pesagem alterada e demais não conformidades, nos municípios de Flores do Piauí, Pavussu e Rio Grande do Piauí.

“Essas balanças são importadas e não possuem nenhum tipo de plano de selagem. São proibidas para realização de transações comerciais e estavam lesando o consumidor.  Nossos fiscais estão empenhados em combater o uso de balanças falsificadas na capital e no interior do Piauí. Neste mês de março, intensificamos as fiscalizações de rotina nessa área em virtude da Semana Santa e a crescente da venda de pescados nesse período”, explica.

No início de março, fiscais do setor da Metrologia já haviam realizado uma fiscalização no Mercado do Peixe, localizado na zona sudeste de Teresina. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.