Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou a verificação de radares de trânsito, em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
No Piauí, os radares somente estão aptos a emitir multas de velocidade após a verificação metrológica dos fiscais do IMEPI, com os certificados dentro do prazo de validade. A vistoria acontece até sexta-feira (02), em Teresina e na região de Altos. Em seguida, a verificação de radares de trânsito deve ser estendida para diversos munícipios do interior do Piauí.
A diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, explica como funciona o processo de vistorias em radares. Se aprovado, o radar é selado em todos os pontos descritos pela portaria de aprovação e, posteriormente, é emitido o laudo de ensaio e certificação. Em caso de reprovação no ensaio metrológico, o aparelho é enviado para reparação e outra checagem é marcada.
"Após a instalação do radar pelo órgão de transito competente para aquela via, é solicitado ao IMEPI a verificação do aparelho. Primeiro, é feito a vistoria no equipamento e na documentação. Logo após, é realizado a aferição do radar através de um instrumento chamado de cronotacômetro. Esse aparelho tem a finalidade de efetuar medições técnicas de distância, tempo e velocidade para aplicações que demandam alta precisão e confiabilidade, onde serão realizadas várias passagens de acordo com o tipo de verificação", finaliza a gestora.