O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), vinculado ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizaram uma reunião para alinhar estratégias e compartilhar dados sobre fiscalizações em postos de combustíveis, nesta quarta-feira (02).
O objetivo é fortalecer a parceria entre as instituições e garantir mais eficiência nas ações de proteção ao consumidor.
Durante o encontro, o PROCON apresentou ao IMEPI informações sobre fiscalizações realizadas, incluindo a atuação do laboratório móvel e o monitoramento da comercialização de gás. A integração dos dados permitirá operações mais eficazes e rigorosas contra fraudes e irregularidades.
O diretor do IMEPI, Júnior Macêdo, destacou a importância da parceria: “Essa união fortalece nossas fiscalizações e garante mais segurança ao consumidor. Vamos intensificar as operações conjuntas, utilizando tecnologia avançada e ampliando nossa presença em diversas regiões do estado para assegurar que os produtos comercializados estejam dentro dos padrões exigidos”, explica o gestor.
O coordenador de fiscalização do Procon/MPPI, Arimatéia Área Leão, explica como funciona a parceria nas fiscalizações entre os órgãos.
“O PROCON verifica a qualidade do combustível, enquanto o IMEPI fiscaliza os itens de não conformidade do posto, como a bomba baixa, os lacres, entre outros itens. Vamos estreitar cada vez mais os laços e fazer um termo de cooperação técnica para avançar com as fiscalizações em todo Piauí”, finaliza.