Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está ofertando cursos de Execução de Atividades Materiais e Acessórias em Metrologia Legal (EAMA-ML) e Formação de Agentes de Metrologia Legal, para colaboradores terceirizados do órgão, em Teresina.
A ação conta com aulas teóricas e práticas nas áreas de Pré-medidos, Qualidade e Metrologia, ministradas por fiscais do Imepi com mais de 30 anos de experiência no mercado.
A capacitação contempla palestras sobre fundamentos da metrologia, metrologia legal e instrumentos de medição e mercadorias pré-embaladas. O cronograma prático do curso segue até outubro, com vistorias e atividades supervisionadas sobre esfigmomanômetro, instrumentos de pesagem, bombas medidoras de combustível, taxímetros, mercadorias pré-embaladas, entre outros itens.
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, o órgão tem investido na formação continuada dos colaboradores para potencializar os serviços que são ofertados para a população em geral.
“Esse curso é a porta de entrada para garantir que possamos ter mais fiscais nas ruas trabalhando em favor da sociedade piauiense. O grande diferencial, é que além da parte teórica, nossos alunos contam a parte prática, com uma equipe de agentes metrológicos altamente qualificada e pronta para ensinar”, ressaltou o gestor.
Segundo a interlocutora do curso e servidora do IMEPI, Áurea Sousa, os cursos contam com 18 alunos no total.
“Nosso objetivo é capacitar os servidores de apoio técnico da RBMLQ-I, fornecendo conhecimentos na área de controle metrológico legal dos instrumentos e mercadorias pré-embaladas, a partir dos fundamentos no campo da Metrologia Legal, essenciais às atividades específicas dos órgãos delegados e das Superintendências”, explicou.
Um dos alunos do curso é Luciano Portela. Para ele, essa iniciativa ajuda na qualificação dos colaboradores e garante ao consumidor a certeza de que os profissionais que estão na rua são capacitados e atualizados com todas as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Estamos aprendendo algo diferente todos os dias. São diversas portarias, leis, em conjunto com a prática do dia a dia que vai nos permitir exercer a profissão com êxito. Essa valorização é importante para qualificar cada vez mais nós servidores e garantir mais qualidade nas fiscalizações do Piauí”, finalizou.