Por Arnaldo Alves
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) encontraram indícios de fraude eletrônica em um posto de combustível do bairro Lourival Parente – zona Sul de Teresina.
Durante a vistoria, os agentes de fiscalização do IMEPI, em parceria com policiais da Secretaria de Segurança Publica (SSP), apreenderam uma placa com conectores suspeitos dentro de uma bomba de combustível do posto, nesta segunda-feira (15).
Os conectores da placa são responsáveis por adulterar o comando que libera combustível para bomba. Com esse mecanismo, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o informado nos dígitos do painel. O material foi recolhido e será levado para análise em um laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em São Paulo.
No mesmo posto de combustível também foram identificadas tentativas de manipulação em fios soltos na bomba de combustível e medida baixa irregular contra o consumidor.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, as multas para os empresários envolvidos podem chegar até R$ 1,5 milhão.
“O IMEPI tem trabalhado arduamente para conseguir identificar indícios de fraude eletrônica em postos de combustíveis do Piauí. Esse tipo de golpe é altamente articulado e traz para o consumidor um prejuízo enorme na hora de abastecer seu veículo. Nós vamos intensificar esse tipo de fiscalização e garantir junto as forças de segurança pública do Estado que os responsáveis sejam devidamente punidos”, explicou.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do IMEPI, pelo telefone (86) 9456-1921.