Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) identificou mais um indício de de fraude eletrônica em um posto de combustível da zona sul de Teresina, bairro Santo Antônio, nesta quarta-feira (17).
Em parceria com policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os agentes de fiscalização apreenderam uma placa da bomba de combustível com indícios de fraude, após apresentar comportamento atípico durante os testes realizados em campo. A placa recolhida será levada para análise pericial no laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em São Paulo.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, essa já é a segunda fraude eletrônica encontrada em postos de combustíveis da zona sul de Teresina somente nessa semana.
“No ato da fiscalização, constatou-se que a bomba medidora apresentou indícios de fraude, evidenciados por comportamento atípico e não esperado durante os testes preliminares realizados na verificação. Diante desse constatação, os componentes suspeitos foram removidos e serão encaminhados ao laboratório credenciado para análise pericial, a fim de apurar os responsáveis”, explicou.
Por meio da fraude eletrônica na placa da bomba de combustível, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o indicado no painel. No mesmo posto também foi constatado a prática de combustível adulterado sendo comercializado para os condutores.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do IMEPI, pelo telefone (86) 9456-1921.