Por Arnaldo Alves
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) participaram da fiscalização de combate à contrafação e descaminho, denomidada Operação Poty, nesta quinta-feira (23), no Centro de Teresina.
A ação realizada pela Receita Federal, através da Divisão de Vigilância e Repressão, em conjunto com a Polícia Militar do Piauí, teve por objetivo o combate à comercialização de produtos falsificados, contrabandeados, distribuídos na cidade de forma irregular e sem certificação da Anatel e descaminho.

Durante a Operação, foram apreendidos diversos tipos de mercadorias, como celulares e acessórios para smartphones, perfumes, calçados, roupas, bolsas, mochilas, copos térmicos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, entre outros. Ao todo, foram recolhidos 288 sacos de mercadorias irregulares, com
valor estimado em R$ 2,5 milhões.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, os produtos estavam em desacordo com a legislação vigente, seja por ausência de certificação obrigatória da Anatel e do INMETRO, pela falsificação das marcas ou por terem sido introduzidos no país sem o recolhimento dos tributos devidos.
“Nossos fiscais prestaram esse apoio logístico para Receita Federal e ajudaram a identificar uma série de produtos que estão em desacordo com as normas vigentes e que podem acarretar em sérios riscos para saúde dos consumidores, além de uma concorrência desleal para os empresários que pagam seus impostos legalmente”, ressaltou.

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921 ou por meio do Aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android.