INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Botijões de gás são fiscalizados pelo Imepi
20/09/2011 - 16:03  
  
Twitter 
Google+ 
Foto: Divulgação

Equipes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) estão percorrendo pontos de venda e distribuidores de botijões de gás em Teresina, para verificar se o peso real confere com o valor nominal indicado no rótulo.

Nos cinco estabelecimentos comerciais visitados até agora, foram examinados 139 botijões nas categorias: 2kg, 8kg, 13kg e 20kg, dos quais 29 apresentaram peso inferior ao informado. Neste caso, a empresa responsável pelo envasamento é autuada e as amostras reprovadas, determinadas à devolução para esvaziamento e novo enchimento. A multa aplicada varia de 1 a 50 salários mínimos.

“O consumidor deve ficar de olho para não levar uma quantidade de gás menor do que a que está pagando, o que interfere diretamente na economia doméstica e em caso de dúvida ou denúncia, pode ligar para a ouvidoria do Imepi/Inmetro no número 0800 281 1411”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do órgão.

É importante destacar que a Lei 9.048, de 18 de maio de 1995, torna obrigatória a existência de instrumentos de medição de peso (balanças) nos postos de revenda de gás liquefeito de petróleo para uso doméstico, para que o consumidor possa conferir o peso real do produto. Além disso, o peso deve ser gravado ou etiquetado no próprio vasilhame, em local visível.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.