O setor de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou, nesta semana, a fase de perícias de produtos coletados da Operação Natal.
Estão sendo analisados no laboratório do órgão itens recolhidos em supermercados, mercadinhos e demais estabelecimentos comerciais das cidades de Teresina, Valença, Inhuma, Elesbão Veloso e Piripiri.

Os produtos periciados possuem uma alta demanda de vendas no período natalino. Por exemplo: chocolates, panetones, frutas cristalizadas, uvas passas, cerejas em calda, geléias, ameixas, biscoito fino, coco ralado, entre outros.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, a fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância do Mercado, em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
“Os itens coletados nos estabelecimentos são levados para análise quantitativa no laboratório do setor de Pré-medidos. Por lá, é feito a verificação se o peso informado na embalagem corresponde realmente ao peso final do produto. Após a perícia, o fabricante pode recolher o produto ou doar para uma instituição beneficente cadastrada no nosso sistema”, explicou.

Se constatado alguma irregularidade na perícia, as multas podem chegar até R$ 1.500,000.00. Caso o consumidor desconfie de alguma infração, o IMEPI disponibiliza um canal de atendimento para denúncias por meio do aplicativo Fala Consumidor ou WhatsApp da ouvidoria do órgão (86) 99456-1921.