INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi inicia Operação Dia das Crianças
26/09/2011 - 13:09  
  
Twitter 
Google+ 
Brinquedos devem conter Selo do Inmetro

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) inicia nesta segunda (26) a Operação Dia das Crianças, para verificar a presença dos selos de conformidade do Inmetro e do laboratório responsável pela certificação nos brinquedos comercializados em Teresina. A fiscalização acontece em comércios, supermercados e lojas de artigos para crianças.

De acordo com Messias Júnior, diretor geral do Imepi, o consumidor deve ficar atento. “É muito importante verificar a presença do selo do Inmetro nos brinquedos que compramos para nossas crianças. A indicação da faixa etária na etiqueta sempre deve ser levada em conta, para evitar acidentes como perfurações e cortes. Também existe o risco da criança engolir peças pequenas ou absorver substâncias tóxicas e cancerígenas”, afirmou.

Entre os meses de junho a setembro, os fiscais do Imepi apreenderam bichos de pelúcia, carrinhos e bonecas em estabelecimentos comerciais nos municípios de Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Floriano e Picos. Ao todo foram apreendidos 265 tipos de brinquedos irregulares, nacionais e importados, que serão posteriormente destruídos. Os comércios recebem auto de infração caso não apresentem nota fiscal de origem do produto. Se apresentarem a nota, a responsabilidade é somente do fabricante ou importador. A multa aplicada varia de 1 a 50 salários mínimos

"O consumidor pode (e deve) ajudar no trabalho de fiscalização do Imepi / Inmetro, caso encontre alguma irregularidade, ligando para a Ouvidoria do órgão: 0800281411. A ligação é gratuita", esclarece Messias.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.