INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Técnicos do Inmetro fecham parceria com o IFPI em Teresina
11/10/2011 - 09:08  
  
Twitter 
Google+ 
Representantes do Inmetro e Imepi durante visita ao IFPI

Na manhã desta segunda-feira, representantes do Inmetro nacional participaram de uma reunião no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), acompanhados pelo diretor do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) Messias Júnior e pelo reitor do IFPI, Francisco Santana. O objetivo do encontro é a criação de uma parceria do Inmetro com o IFPI, para utilização de laboratórios do instituto na realização de testes de conformidade. Inicialmente, o foco serão as partes e peças para fabricação de bicicletas, que deverão ser certificadas a partir de agora.
De acordo com Fernando Goulart, da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, a idéia é descentralizar a infraestrutura de avaliação da conformidade do eixo Rio - São Paulo e ampliar a infraestrutura laboratorial, de forma a promover o desenvolvimento nacional em igualdade de condições. “O Inmetro vai fomentar a acreditação desses laboratórios até o início de 2012, além de contar com a ajuda de um consultor da União Européia, que virá ao Piauí no início do ano”, acrescentou. O consultor vai definir um técnico responsável pelo laboratório, que receberá capacitação específica, inclusive na Europa.
O Reitor do IFPI Francisco Santana, afirmou que o instituto só tem a ganhar, além da sociedade de uma forma geral. “Há muitos anos estamos buscando essa parceria e agora que surgiu a oportunidade, estamos de portas abertas”, concluiu. Além do Piauí, mais dois estados serão contemplados com essa parceria: Amazonas e Mato Grosso do Sul.
Ainda na segunda, no período da tarde, os técnicos do Inmetro visitaram a fábrica Houston acompanhados por metrologistas do Imepi e representantes do IFPI. O diretor da Houston, Sr. Júnior Claudino, aprovou a idéia da parceria para verificação de peças de bicicletas e colocou-se à disposição para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.
A descentralização vai gerar menos custos e mais agilidade nos ensaios que são realizados fora dos estados de origem. “Esse trabalho do Inmetro é muito importante, levando em conta o crescimento cada vez maior na demanda por ensaios para certificação de produtos”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.