INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Picanharias de Teresina são fiscalizadas pelo Imepi
08/11/2011 - 10:55  
  
Twitter 
Google+ 
Fiscais do Imepi verificam balanças em picanharias

Fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) estão realizando uma operação noturna em picanharias de Teresina, para verificação das balanças utilizadas na venda direta ao consumidor. A operação teve início no dia 03/11 e acontecerá até o dia 11/11.
Até agora foram verificadas 45 picanharias, dentre as quais somente 30 possuíam balanças. Dois estabelecimentos receberam notificações para proceder o conserto de suas balanças e outros dois receberam autos de infração, sendo que um deles por erro de pesagem do instrumento e outro por resistência do gerente à fiscalização. O dono do estabelecimento poderá ser multado
De acordo com o metrologista Jocélio Ribeiro, geralmente o consumidor não acompanha a pesagem da carne nas picanharias. “As pessoas ficam constrangidas por absoluta falta de hábito, mas isso precisa ser modificado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a resolução Conmetro nº 11/88, a pesagem deve ser feita sempre à vista do consumidor. Além disso, o comerciante deve dar total esclarecimento sobre o produto que vende.
A fiscalização também ocorre nas balanças utilizadas no controle de entrada de mercadorias para estoque.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.