INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Mangueiras de gás GLP são fiscalizadas pelo Imepi no interior do Estado
02/12/2011 - 12:11  
  
Twitter 
Google+ 
Mangueira de gás GLP certificada pelo Inmetro

No mês de novembro, fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) visitaram alguns municípios do sul do Estado para verificação de mangueiras para gás de cozinha (GLP) em pontos de venda da região.
Em alguns estabelecimentos, é comum encontrar mangueiras para gás comercializadas em rolos de 50 metros, que são cortadas e vendidas no tamanho que o consumidor desejar, mas é importante destacar que essas peças não são certificadas e sua venda é proibida. “A mangueira padronizada pelo Inmetro é confeccionada em pvc para suportar temperaturas elevadas, seu trançado é de fibra de vidro de cor branca e a peça já vem cortada, medindo 80 cm. Pode ser comercializada individualmente ou em kit com regulador de pressão para GLP e a mangueira, ambos com selo do Inmetro”, afirmou a metrologista Maria José da Silva.
A certificação do Inmetro garante a segurança na prevenção contra vazamentos de gás através de rachaduras e perfurações na peça. Além disso, deve-se observar seu estado de conservação, a validade, o tipo de material e o manuseio de forma correta.
A multa aplicada para quem fabrica esse tipo de material irregular varia de 1 a 60 salários mínimos.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.