INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi inicia hoje a Operação Prova dos Nove
13/01/2012 - 11:16  
  
Twitter 
Google+ 
Foto: divulgação

Equipes do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) iniciam hoje em Teresina a fiscalização de materiais escolares dentro da Operação Prova dos Nove. Itens como lápis, pincéis, massa de modelar, cadernos, borracha, cola, clipes, grampos, entre outros serão inspecionados até o final de janeiro.
O setor de Pré-medidos do Imepi vai coletar materiais em papelarias e lojas de material para escritório, que passarão por análise quantitativa no laboratório do órgão, já que são embalados sem a presença do consumidor. “O fabricantes são convidados a participar da análise e em caso de produtos reprovados, recebem um auto de infração, além de laudo com o resultado do exame”, afirma a metrologista Mayra Suely. A multa aplicada varia de 1 a 60 salários mínimos, dependendo do porte da empresa e/ou reincidência.
De acordo com Messias Júnior, diretor geral do Imepi, a operação visa proteger o consumidor que muitas vezes, paga por uma quantidade menor de produto.
Os materiais cujos lotes apresentarem irregularidades deverão ser retirados do mercado. Já os coletados pelo Imepi, caso sejam liberados pelos fabricantes, doados para instituições filantrópicas cadastradas no órgão.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.