INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Operação Extintor Legal
18/08/2021 - 10:22  
  
Twitter 
Google+ 
Operação Extintor Legal

Operação Extintor Legal

Na última semana, entre os dias (02) e (05), ocorreu em Teresina, a Operação Especial para fiscalizar empresas que realizam manutenção em extintores de incêndio. O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), em parceria com o Procon, Secretária Fazenda e Meio Ambiente, fiscalizaram 12 empresas e 8 foram notificadas. O extintor do tipo ABC é de uso exclusivo e obrigatório em veículos automotivos fabricados a partir de 2005 e tem validade de cinco anos.

De acordo com a Portaria Inmetro 2006/2011, as empresas que fazem recarga e manutenção desses produtos estão proibidas de recarregá-los, sob pena de multa, que varia de 1 a 60 salários mínimos. Durante operação na capital, o Instituto de Metrologia do Piauí, foram encontradas irregularidades: anel sem identificação, extintor com 2KG a menos da carga máxima, certificados de calibração vencidos, quantidade de pó químico comprada menor que a quantidade vendida. Além disso, foram apreendidos dois extintores de incêndio descartáveis que seriam recarregados em comércios da capital.

O objetivo da “Operação Extintor Legal”, é verificar o cumprimento das medidas contra incêndio, o funcionamento correto dos equipamentos e a vigência do alvará. Dessa forma, é fundamental que os proprietários e responsáveis, busquem certificar-se de que estão de acordo com a legislação, com o auxílio de uma empresa especializada na venda, instalação e manutenção dos equipamentos de emergência em caso de incêndio.

O Imepi disponibiliza o número da ouvidoria: (86) 3229-1411, para atender e tirar qualquer dúvida, assegurando a boa relação comercial entre o cliente e a prestação do serviço.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.