INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI e Procon combatem irregularidades em postos de combustíveis
19/05/2022 - 09:46  
  
Twitter 
Google+ 

IMEPI e Procon combatem irregularidades em  postos de combustível

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí – IMEPI em parceria com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (Procon/PI), realizou entre os dias 09 de  e 13 de maio, ações de fiscalização em postos de revendas de gás e combustível no  interior do estado, com o intuito de verificar a quantidade dos combustíveis comercializados.

Durante a operação foram aprovados 24 postos e 19 reprovados, entre eles 12 com medida baixa (combustível em uma quantidade menor do que está registrado na bomba), 7 com irregularidade; vazamento interno, mangueira em mau estado de conservação; sistema de desligamento automático superior a 60s; lacre violado; medida de volume com vazamento; divergência de valor pago e 3 postos com extintores vencidos.

No total foram fiscalizados 47 postos pelos agentes ficais do Imepi e do Procon nos municípios: de Água Branca, Agricolândia, Amarante, Angical, Arraial, Floriano, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Jardim Mulato, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D’ Água do Piauí, Regeneração e São Pedro do Piauí.

A Operação ainda contou com a colaboração  da DECCOTERC (Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo) e da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda).

 

Estas ações de combate às irregularidades em postos de combustíveis, visam principalmente proteger os usuários da compra de combustível adulterado. “Essa operação é a quarta etapa do Petróleo Real comandada pelo o delegado JJ, DECCOTERC, MPPI, PROCON e conduzida pelo o coordenador Arimatéa Arêa Leão. Irregularidades como essas prejudicam a relação de consumo, e atrapalharam também o consumidor e a relação comercial” informa Maycon Danylo diretor geral.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.