INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
OUVIDORIA: Perguntas e Respostas – IMEPI
19/05/2022 - 10:17  
  
Twitter 
Google+ 


O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí – IMEPI é o órgão  que regulamenta em nosso estado todas as diretrizes acerca da metrologia e afins. Deste modo, cabe a ele determinar quais são as condições mínimas que um equipamento de medição precisa atingir para então ser disponibilizado para a sociedade.

·         Quem faz a fiscalização da quantidade de combustível?

INMETRO. Todos os IPEMS de cada estado fica responsável pela a fiscalização.

·         Em relação a qualidade, qual órgão fiscaliza o combustível?

É Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente delegou para o PROCON as  ações de fiscalização e coleta de combustíveis em postos da capital e no interior, no intuito de verificar a qualidade dos combustíveis comercializados no país. O consumidor pode entrar em contato com o PROCON (O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e realizar a denúncia.

·         Como o consumidor pode verificar se a bomba está correta?

É necessário verificar se a bomba está zerada, em seguida após o abastecimento observar no painel da bomba se a quantidade de litros estão de acordo ao valor pago. Caso o consumidor tenha dúvidas ou deseja comprovar, deverá solicitar do gerente do posto uma retirada de 20L com o aferidor e certificar a bomba está corretamente.

·          Como verificar a balança corretamente?

É importante verificar se a placa de identificação na lateral da balança possui: marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão, número da portaria do Inmetro. Além disso, as unidades de medida diferentes de kg (quilograma) e g (grama), informações que não estão em português e falta das marcas de verificação são indícios de balança iilegal.

·          Como calibrar aparelho de pressão digital?

Às calibragem dos aparelhos medidores de pressão ou aferição deve ser feita de ano a ano, entre em contato com fabricante para assistência técnica.  Existem dois tipos de equipamentos: o não automático, utilizado junto com o estetoscópio por profissionais da saúde ou por pessoas treinadas, e o automático, que são usadas pelo os próprios paciente em casa. Deve ser levado em consideração:

Marca de Aprovação de Modelo do Inmetro

Significa que o medidor, nacional ou importado, foi submetido a ensaios e atende aos requisitos exigidos para ser comercializado.

Marca de Verificação Inicial

Que assegura que as medidas aferidas pelo aparelho estão corretas. A embalagem ou o próprio medidor deve ter o selo de identificação desse processo. Eles podem ter dois formatos.

 

Aparelho danificado

 

Se o esfigmomanômetro for danificado, entre em contato com fabricante para assistência técnica.

 

 

 

 

 

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.