INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Semana do Consumidor: Imepi e Oab realizam fiscalização em supermercado
15/03/2023 - 13:38  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

Em alusão a semana do consumidor, o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) realizaram, nesta quarta-feira (15), uma fiscalização de produtos da Operação Páscoa em um supermercado da zona sul de Teresina.

Participaram do encontro a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, a diretora técnica, Juliana Aquino, a coordenadora do setor de pré-medidos, Mayra Freire, além dos agentes de fiscalização Gassyel Rodrigues, Antônio José, Aquiles Neto, Ricardo Mascarenhas e Ângelo Ramos. Representaram a OAB, a secretária-geral da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Isabelle Nascimento, o secretário adjunto da Comissão, Pedro Gustavo de Sousa e a integrante da Comissão, Ananda Ribeiro.

De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, essa parceria entre Instituto e OAB-PI tem por objetivo defender os diretos dos consumidores e garantir que o cliente não seja lesado na hora de fazer sua compra. “Nossa equipe técnica do Imepi trouxe os representantes da comissão da OAB para acompanhar um dia de fiscalização e saber o procedimento completo adotado nas operações. Também aproveitamos a oportunidade para estreitar laços e colocar nossa equipe à disposição da OAB”, destaca.

A Operação Páscoa segue até o dia 14 de abril em duas fases. Na primeira, os produtos são coletados para análise quantitativa no laboratório de Pré-medidos do Instituto. Em seguida, os alimentos recolhidos são periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Os produtos aprovados na perícia poderão ser doados pelos representantes ao Imepi, para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Em caso de irregularidade, os produtos que não atenderem às normas exigidas pela portaria do Inmetro serão reprovados e os estabelecimentos autuados com multa.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.