INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi coleta cabos de fios elétricos no centro de Teresina
20/03/2023 - 12:16  
  
Twitter 
Google+ 
Por Arnaldo Alves

A equipe de fiscalização do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) coletou 178 rolos de fios em uma empresa localizada no centro de Teresina, nesta sexta-feira (17).

Material recolhido |foto: equipe imepi

Material recolhido |foto: equipe imepi

O material recolhido possui dimensões de 2.5mm, 4mm, 6mm e 10mm. Durante a inspeção de rotina, os agentes do Instituto detectaram uma possível irregularidade na resistência dos fios e coletaram para analise laboratorial na sede do Imepi. A multa para esse tipo de infração varia entre 100 reais e 1.500.000,00 reais para o fabricante.

De acordo com o fiscal do Imepi, Aquiles Neto, os rolos de fios coletados foram reprovados durante analise prévia feita no estabelecimento. Após essa reprovação os produtos foram recolhidos para uma nova checagem no Imepi. “Esse tipo de material irregular é bastante perigoso para sociedade. Por exemplo, se um fio desses é usado em um ar-condicionado, o consumo de energia para alcançar a potência necessária será bem maior. O que pode gerar um aumento na tarifa de energia e em alguns casos um superaquecimento ocasionando um incêndio”, explica o agente de fiscalização.

Para a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, a fiscalização tem o intuito de evitar que o consumidor seja lesado e proteger a população contra possíveis danos físicos e financeiros.  “Durante nossa análise prévia verificamos que os cabos de fios estão em desconformidade com as normas exigidas pelo Inmetro. Então, esses fios foram recolhidos e serão analisados de forma mais detalhada no laboratório do Instituto para confirmar a gravidade da infração”, finaliza Patrícia Leal.


Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.