INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi fiscaliza balanças de supermercados em Teresina
23/03/2023 - 13:26  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

Os agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizaram a verificação de balanças em duas redes de supermercados, nesta quinta-feira (23), em Teresina.

Fiscalização Imepi

Fiscalização IMEPI | foto: Ascom IMEPI

A ação tem o intuito de verificar se as balanças estão em conformidade com as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A fiscalização contou com a presença da diretora técnica do IMEPI, Juliana Aquino, além da coordenadora de fiscalização, Geuseni Rabelo.

De acordo com a coordenadora de fiscalização, Geuseni Rabelo, a verificação subsequente de balanças em supermercados visa ter a certeza que essas balanças estão legalizadas perante ao INMETRO e com a pesagem correta. “Essa ação garante ao consumidor que essas balanças estão aptas para comercialização e dentro do regulamento técnico e metrológico do Instituto”, explica Geuseni Rabelo.

Conferência das balanças | foto: Ascom Imepi

Conferência das balanças | foto: Ascom IMEPI

A diretora técnica, Juliana Aquino, destacou a importância desse trabalho voltado para proteção do consumidor no que diz respeito a pagar exatamente pela quantidade que está levando. “Vale acrescentar que a balança estando irregular pode lesar tanto o consumidor quanto o proprietário”, pontua.

Segundo a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, a fiscalização tem por objetivo defender os diretos dos consumidores. “Nossa equipe técnica trabalha dia após dia com ações voltadas para garantir ao consumidor mais segurança na hora de fazer sua compra. Nesta manhã, nosso foco foram as balanças em grandes supermercados de Teresina, com o propósito de verificar esse equipamento e evitar que a população seja lesada”, finaliza a diretora geral, Patrícia Leal.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.