INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI realiza operação no Mercado do Peixe
04/04/2023 - 13:53  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

Os fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizaram uma fiscalização em balanças do Mercado do Peixe, localizado na avenida dos Expedicionários, zona Leste de Teresina, nesta terça-feira (04). A vistoria faz parte da Operação Páscoa, que visa garantir os direitos dos consumidores em produtos e instrumentos de pesagem em alta com a Semana Santa.

Operação IMEPI | foto: Arnaldo Alves

Operação IMEPI | foto: Arnaldo Alves

De acordo com a coordenadora de fiscalização, Geuseni Rabelo, a ação tem o intuito de verificar se as balanças estão em conformidade com as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). “Todas as balanças encontradas com os vendedores do Mercado do peixe estão sendo verificadas. Em caso de irregularidade, dependendo do tipo de não conformidade, nós interditamos a balança e podemos aplicar uma autuação, que pode resultar em multa para o comerciante”, explica.

A diretora técnica do Instituto, Juliana Teixeira, acompanhou os fiscais do IMEPI nesta manhã. Para ela, a ação possui grande importância para sociedade. “Hoje realizamos mais uma ação de suma importância para a sociedade. Fiscalizamos e verificamos as balanças do Mercado do Peixe na chamada Operação Semana Santa, é o imepi em campo em prol da população”, ressalta.

Fiscalização em balanças | foto: Arnaldo Alves

Fiscalização em balanças | foto: Arnaldo Alves

Segundo a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, as fiscalizações da Semana Santa visam garantir que o consumidor não seja lesado. “Estamos trabalhando arduamente para fiscalizar estabelecimentos que neste período do ano tem uma alta taxa de visitação. Hoje nossa equipe esteve no Mercado do Peixe e de um por um, falamos com cada comerciante presente no local e explicamos a importância dessa operação em favor da população”, aponta.

Ao todo, foram verificadas 31 balanças. Em dois casos, foram encontradas irregularidades nos instrumentos de medição. Também houve apreensão de uma balança importada e a interdição de uma balança que estava com pesagem superior ao máximo admissível.

Fiscalização IMEPI | foto: Arnaldo Alves

Fiscalização IMEPI | foto: Arnaldo Alves

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.