INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
IMEPI inicia Operação Festa Junina
01/06/2023 - 13:33  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

O setor de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou, nesta quinta-feira (01), a Operação Festas Juninas, em Teresina.

Durante todo o mês, os fiscais do Instituto vão vistoriar supermercados e demais estabelecimentos que comercializam produtos típicos de Festa Junina. Por exemplo: canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces em geral, milho para pipoca, entre outros.

Operação Festas Juninas

Operação Festas Juninas

Os produtos coletados nos estabelecimentos serão levados para análise quantitativa no laboratório do setor de Pré-medidos. Após o exame, os produtos aprovados poderão ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Em caso de irregularidade, o fabricante receberá uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 1.500,000.00, de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Segundo a diretora geral do IMEPI, Patricia Leal, o objetivo da Operação Festa Junina é proteger o consumidor de possíveis fraudes, permitindo que produtos de melhor qualidade permaneçam nos supermercados. “A Operação vai continuar até o fim do mês. Durante todo esse período, nossas equipes vão estar em campo para realizar as fiscalizações. Caso o consumidor desconfie de alguma infração, pedimos que envie uma denúncia de forma anônima para o telefone da Ouvidoria do Instituto, com o número (86) 99456-1921”, finaliza a gestora.

Operação Festas Juninas

Operação Festas Juninas

 

Operação Festas Juninas

Operação Festas Juninas

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.