Por Arnaldo Alves
A Ouvidoria do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) atendeu mais de 580 pessoas entre os meses de agosto e dezembro.
Com os serviços da Ouvidoria, o consumidor pode relatar um problema, enviar uma sugestão, solicitar um serviço ou protocolar uma denúncia através do WhatsApp (86) 99456-1921, e-mail institucional ouvidoria@imepi.pi.gov, disque 162 ou se dirigir a sede do órgão na avenida Barão de Gurguéia, em Teresina.
De acordo com a servidora do IMEPI e responsável pela ouvidoria, Antônia Ferreira, o maior índice de mensagens enviadas são para denúncias de postos de combustíveis.
“Neste período recebemos mais de 300 denúncias da população sobre postos de combustíveis e demais estabelecimentos comerciais no interior e também na capital. Lembrando que todas as manifestações são registradas no Fala.BR da Controladoria-Geral da União onde todos os cidadãos podem ter acesso”, ressalta.
A diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, explica como funciona o processo de fiscalização no caso de denúncias.
“O consumidor pode optar por se identificar ou não através dos nossos canais de atendimento. Após o recebimento da denúncia, nós encaminhamos para o setor responsável para cada tipo de fiscalização e realizamos uma vistoria no local. Em caso de constatada alguma irregularidade, o proprietário é autuado e pode receber uma multa que varia entre R$ 100 a R$ 1,5 milhao”, destaca.
Além da ouvidoria, para tratar sobre assuntos jurídicos, o IMEPI também disponibiliza o telefone para contato: (86) 98832-1078.