Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Eatado do Piauí (IMEPI) divulgou o balanço anual de fiscalizações e verificações, nesta terça-feira (19). As fiscalizações do órgão são divididas em três setores: Metrologia, Qualidade e Pré-medidos.
O setor da Metrologia verifica balanças de precisão, bombas medidoras de combustíveis e demais itens de não conformidade em postos, tacógrafos, taxímetros, caminhão tanque, entre outros. Ao todo, o setor realizou quase 49 mil verificações e foram reprovados cerca de 4 mil itens em situação irregular.
A Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. Entre eles: fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogões, além de brinquedos e produtos infantis. No total, 1.362 empresas foram fiscalizadas e 391 autuadas por falta de selo ou selo falso do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), resistência elétrica maior que a devida, risco de incêndio e demais situações consideradas irregulares para venda.
Outro setor do IMEPI verifica o peso de produtos alimentícios embalados na ausência do consumidor e utensílios de uso doméstico, além de gás de cozinha. Ao todo, o setor de Pré-medidos realizou quase 10.000 mil verificações de produtos examinados em supermercados, fábricas, depósitos e comércios. Também foram feitas 266 perícias no laboratório do órgão e 89 depósitos de gás de cozinha foram fiscalizadas.
Os produtos alimentícios com maior índice de irregularidade foram: feijão, arroz, açúcar, flocão de milho, achocolatados, biscoitos, molho de tomate, maionese, macarrão, salgadinhos, bolos, panetones, frutas cristalizadas e geléias. Além disso, guardanapos de papel, canudos de plástico, sacos de papel, cotonetes, panos, sacolas, sacos de lixo e algodão também foram recolhidos nos produtos não alimentícios.
De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, o órgão visitou todas as regiões do Piauí em 2023 e pretende alavancar os índices de fiscalização em 2024.
“Nossos fiscais foram de Norte a Sul do Piauí para combater possíveis irregularidades e garantir ao consumidor que produtos em situação irregular não sejam comercializados. Nossa ouvidoria realizou mais de 580 atendimentos e também começamos uma reforma na sede do IMEPI e na base de aferição que fica no terminal de petróleo para melhorar os serviços prestados para população e oferecer mais conforto aos nossos colaboradores. Esse é o nosso primeiro ano de gestão e certamente vamos conseguir alcançar grandes objetivos em 2024”, finaliza a gestora.