INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Operação Ambiente Seguro: IMEPI realiza fiscalização com objetivo de diminuir acidentes domésticos
10/04/2024 - 13:09  
  
Twitter 
Google+ 

Por Arnaldo Alves

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realiza a operação Ambiente Seguro, em várias cidades do interior do Piauí. A ação acontece até sexta-feira (12) e tem por objetivo fiscalizar o comércio varejista e atacadista, com o intuito de reduzir a ocorrência de acidentes domésticos.

O foco da operação são os produtos ligados aos serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio, fogão a gás, cadeira plástica monobloco, escada metálica, coifas e exaustor elétrico de uso doméstico, além de panelas metálicas e de pressão.

Segundo a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, a operação Ambiente Seguro acontece em parceria com todos os órgãos delegados de cada Estado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).902d2845-a53e-41af-a4bd-c9481f0a13a5.jpg

“Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo INMETRO e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança. No geral, são itens que, em caso de compra de produto falsificado, podem causar incêndios e demais acidentes”, destaca a gestora.

Em caso de constatada alguma irregularidade, o comerciante e o fabricante estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que podem chegar até R$ 1,5 milhão. Para denúncias, dúvidas, reclamações e sugestões, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.