Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) verificou 2.236 instrumentos durante a Operação Mês do Consumidor, nos municípios de Teresina, Demerval Lobão, José de Freitas e União.
Foram fiscalizadas bombas medidoras de combustíveis, balanças de pesagens e taxímetros. Ao todo, fiscais do órgão identificaram dezenas de irregularidades, entre erros de pesagens, lacres rompidos e medida baixa contra o consumidor.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, o objetivo da ação foi reforçar a proteção dos direitos do consumidor, garantindo que produtos atendam às normas de segurança, qualidade e transparência nas informações prestadas.
“Estamos buscando ampliar o número de fiscalizações em todo território do Piauí. Nessa fiscalização do mês do consumidor, encontramos balanças piratas, postos de combustível em situação irregular, entre outros erros que vamos combater dia após dia para proteger a população em geral”, explicou.
A ação foi realizada durante todo o mês de março em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em todo Brasil, foram especionados 112.793 produtos comercializados em 6.340 estabelecimentos, distribuídos em 188 municípios brasileiros.
As multas podem chegar até 1,5 milhão de reais. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denuncia através do app Fala Consumidor, disponível para Android ou IOS, além do WhatsApp da ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921.