INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Inmetro homologa 1° sistema de medição eletrônica do Brasil
13/07/2009 - 00:09:22  
  
Twitter 
Google+ 

O Inmetro homologou o primeiro sistema de medição eletrônica do Brasil. Este tipo de equipamento já era comercializado no País antes de setembro de 2007, quando o órgão de metrologia proibiu sua comercialização até que as empresas adequassem os produtos.

Após 20 meses de testes, a Landis+Gyr conseguiu homologar no dia 2 de julho o produto SGP+M. O sistema tem tecnologia 100% brasileira e pode ser uma das ferramentas para a implementação das Smart Grids no País. De acordo com o gerente comercial da empresa, Ronaldo Paiva, a adoção do equipamento pelas distribuidoras tem como benefício a redução dos custos operacionais, o combate às fraudes, além de agilizar o atendimento aos clientes. O produto permite também que a concessionária realize corte e religação de consumidores remotamente.

Segundo Paiva, as concessionárias Light, Ampla e Celpa já manifestaram interesse em reativar o sistema, com o qual elas já trabalhavam antes da proibição de comercialização. “Outras empresas também já entraram em contato conosco e esperamos fechar o ano com 200 mil novas ligações”, revelou à reportagem do Jornal da Energia o diretor da empresa.

O SGP+M também permite que os consumidores acompanhem diariamente o consumo de suas residências, o que, segundo Paiva, poderia estimular a conscientização do consumo racional de energia elétrica.

O produto

O projeto SGP+M nasceu na fábrica da Landis+Gyr no Brasil em 1994, baseado em experiências da empresa no resto do mundo e utilizando uma patente do CEPEL. Os primeiros projetos pilotos do sistema de medição centralizada da Landis+Gyr começaram em 1996, sendo que o mais importante foi o da Light que, entre 1998 e 2001, instalou mais de 12 mil pontos (unidades consumidoras) da solução.

Até a entrada da portaria nº 371 do Inmetro, que proibiu a venda e instalação de sistemas de medição eletrônica de energia que não fossem homologados pelo Inmetro, mais de 300 mil consumidores eram tele medidos pelo sistema da Landis+Gyr.


Fonte: Jornal da Energia - Milton Leal
jornaldaenergia.com.br

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.