Por Arnaldo Alves
A direção do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) informa que, nesta segunda-feira (04), foram retomados os atendimentos aos taxistas na base de aferição do órgão, localizado no Terminal de Petróleo de Teresina, bairro Dirceu Arcoverde I – zona Sudeste.
Seguindo a medida provisória do governo Lula, que isenta taxistas de todo o país do pagamento da taxa de verificação de taxímetros, fiscais do IMEPI realizam a verificação de forma ágil e gratuita.
Os atendimentos estão sendo realizados de 07h30 às 13h30. Os interessados em garantir a isenção, devem comparecer ao Terminal de Petróleo para assegurar o certificado de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, a renovação do certificado de verificação é válida por dois anos.
“Quem renovar em 2025 só terá que renovar novamente em 2027. Antes a verificação era feita em cada ano. Essa é mais uma medida do governo Lula, com apoio do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, além do presidente do INMETRO, Márcio André, que garante mais economia e comodidade para população. Estima-se que essa medida vai beneficiar mais de 100 mil taxistas em todo país. E nós, enquanto órgão responsável por realizar aferição dos taxímetros no Piauí, convocamos a categoria para participar do atendimento presencial totalmente gratuito”, finaliza o gestor.